Governo do Estado lança programa ‘Casa Cidadã’ nesta segunda-feira (21)

[rrssb buttons="whatsapp, facebook, linkedin, twitter, gplus, email"]

Em cerimônia realizada na tarde de segunda-feira (21), no Teatro João do Vale, o Governo do Estado realiza a assinatura de importantes convênios e o lançamento de um conjunto de ações realizadas pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), a fim de cumprir a função social do Estado de garantir condições dignas de vida para maranhenses. Entre as ações lançadas, está o Programa ‘Casa Cidadã’, que assegura a substituição ou reforma de moradia para pessoa com deficiência física.

Primeiramente executado em São Luís, o Programa Casa Cidadã contemplará 1.549 pessoas com deficiência física, que constam nos cadastros sociais. “Todas essas pessoas serão visitadas, haverá um trabalho técnico social e de engenharia em todas essas habitações. Em alguns casos vamos adaptar aquela habitação na condição da deficiência da pessoa e em outros, quando observarmos que não há condição de adaptar, vamos buscar alternativas”, explicou a secretária de Estado das Cidades, Flávia Alexandrina.

Na oportunidade, ainda terá uma alusão ao programa habitacional do Plano de Ações ‘Mais IDH’, que vai construir mil habitações na zona rural de 10 municípios de menor IDH do estado. Dando celeridade ao processo, no dia 11 de agosto, a Secid, juntamente com a Comissão Permanente de Licitação, realizou o envio para publicação do aviso de edital de licitação para contratação de empresa de engenharia que vai ser responsável pela construção destas unidades habitacionais.

Entre as ações lançadas, está o projeto de revitalização da área central de São Luís. Será anunciado o projeto de requalificação da Rua Rio Branco, abrangendo, inclusive, a reforma do passeio, a pavimentação, a requalificação da Praça Odorico Mendes, e a instalação de uma Unidade de Segurança Comunitária (USC) na redondeza.

Para a secretária Flávia Alexandrina todas as ações anunciadas estão relacionadas com a promoção e garantia de direitos básicos de maranhenses. “Temos imensa alegria em dar cumprimento a várias metas do governador Flávio Dino. Vimos a cada dia neste trabalho, que é mais do que um trabalho de engenharia, é um trabalho social conhecendo a realidade do Estado, agregando conhecimento quando trabalhamos em equipe, e gerando resultado. Uma gestão responsável da política habitacional só acontece ser for executada dessa forma”, defende a secretária.