Governo do Maranhão abre portas para diálogo com jovens maranhenses

A partir deste domingo (29) será realizada a 3ª Conferência Estadual de Juventude, com a presença confirmada de 750 delegados eleitos e convidados. O evento será realizado até a segunda-feira (30) e tem o objetivo de atualizar a agenda da Juventude para o desenvolvimento do Maranhão. O local da Conferência será o Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.

A 3ª Conferência Estadual foi precedida por 80 conferências municipais e cinco territoriais que envolveram 16 mil jovens. Foi a primeira vez que os encontros ocorreram em 50 cidades, demonstrando o caráter amplo e democrático para o debate das políticas públicas de juventude. O desenvolvimento de políticas direcionadas a esta parcela da população maranhense está entre as prioridades da gestão estadual.

CONHEÇA OS PROGRAMAS

Foto 1 - Contemplados pelo CNH Jovem têm até hoje para apresentar documentaçãoCNH Jovem: Jovens com idade entre 18 e 25 anos, que concluíram o ensino médio em escola pública, podem concorrer à isenção total de custos para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2015, 2 mil jovens foram beneficiados em 130 municípios do Maranhão e no próximo ano o número de vagas será ampliado.

Cidadão do Mundo: Garante que jovens maranhenses tenham a oportunidade de fazer um intercâmbio internacional para aprender um segundo idioma no exterior (inglês, francês ou espanhol), com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado. Este ano, 200 estudantes já foram contemplados com o curso de imersão em línguas e 100 serão selecionados para o intercâmbio.

Aulões do Preuni: Aulas preparatórias gratuitas e presenciais a jovens que buscam preparação para o Enem, no estilo de mega revisões, além da disponibilidade do material de estudo também pela internet ampliando o alcance das ações. 16 mil jovens participaram das aulas.

IEMA: Criado pelo Governo do Estado, o Iema vai prover educação em todos os níveis e modalidades, tanto no nível médio como no superior. É educação em tempo integral, integrado ao ensino profissionalizante. Três Institutos iniciam em fevereiro e mais 20 serão entregues até 2018.

Conferência da Juventude: Com a participação de 750 jovens, a conferência que será realizada no final de novembro tem o objetivo de atualizar a agenda da Juventude para o desenvolvimento do estado. O evento foi precedido por 80 conferências municipais e cinco territoriais, que envolveram 16 mil jovens.