Governo comemora Dia da Árvore com plantio de milhares de mudas em todo o Maranhão

[rrssb buttons="whatsapp, facebook, linkedin, twitter, gplus, email"]

Integrando as ações pelo Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21), o Governo do Estado promoveu ampla mobilização nas 217 cidades maranhenses, com plantio de milhares de mudas, de árvores diversas. A atividade é parte do programa Agente Jovem Ambiental e incluiu ainda entrega de fardamento e cartões com a bolsa-auxílio do programa aos agentes jovens, além de gincana com um Quiz sobre o meio ambiente.

Na cidade de Raposa, o secretário de Estado da Comunicação Social (Secom), Ricardo Cappelli, representou o Governo do Maranhão, ocasião em que plantou mudas e conversou com jovens do município selecionados pelo programa estadual. Como ato simbólico, foram plantadas mudas de Ipê em frente a uma escola municipal, na Estrada da Raposa, Jardim das Oliveiras. Capelli ressaltou que o planeta tem reagido dando sinais de esgotamento devido às agressões ambientais e citou o cenário crítico do Brasil. 

Capelli destacou que é possível equilibrar desenvolvimento econômico com sustentabilidade (Foto: Karlos Geromy)

“O Brasil vem vivendo um momento muito difícil, muito alarmante, com os desmatamentos crescendo em algumas regiões. Hoje é um dia de celebrar o meio ambiente, de chamar a atenção para o consumo responsável e que é possível equilibrar desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Precisamos desenvolver o Brasil, gerar emprego, mas tendo equilíbrio, preservando o meio e tendo cuidado com o planeta, para que possamos garantir que as futuras gerações vivam num planeta preservado”, avaliou o titular da Secom, Ricardo Capelli. 

A agenda do dia ‘D’ conta com uma série de ações em defesa do meio ambiente, envolvendo todos os municípios do Maranhão. O principal objetivo da ação é executar o programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que vai mobilizar ainda para a entrega dos cartões bolsa-auxílio do programa, de fardamento e gincana. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), com apoio de várias secretarias estaduais. 

Secretário Gerson Pinheiro (SEIR) representou o Governo em Itapecuru Mirim
(Foto: Brunno Carvalho)
Secretário Gerson Pinheiro (SEIR) representou o Governo em Itapecuru Mirim
(Foto: Brunno Carvalho)

O vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente do município, Marcio Greik, destacou o significado da iniciativa de Governo. “Enalteço essa atitude do Governo do Estado, em ter criado o programa Agente Jovem Ambiental e, hoje, no Dia Árvore, estar contemplando os jovens com os kits para que executem as atividades. É um momento para refletirmos sobre o desmatamento e importância da manutenção das árvores, do meio ambiente e do ecossistema. Uma preocupação que deve ser não apenas dos jovens que aqui se encontram, mas de toda a população”, frisou.

Em Itapecuru-Mirim, o secretário de Estado de Igualdade Racial (SEIR), Gerson Pinheiro, representou o Governo no evento de plantio de mudas. “Uma ação muito importante, pois chama a atenção para a preservação do meio ambiente e do nosso planeta. E o incentivo aos jovens, em todo o Maranhão, que serão capacitados para cuidar do meio ambiente e aprender a preservar. Somos um estado rico em natureza, temos um dos maiores litorais do Brasil, e preservar a natureza é preservar a vida no Maranhão”, frisou. 

Estudante de Itapecuru-Mirim, Milena Cristina Silva destacou o momento. “É um momento importante, para mim e para nossa cidade. Antes, não tínhamos acesso à questão do meio ambiente, sobre conservação e preservação. É um privilégio participar dessa ação, pois, além de ajudarmos nossa cidade, estaremos nos ajudando também”, disse a jovem.

Na cidade, a ação ocorreu na praça em frente à sede da Prefeitura, na Avenida Gomes de Souza.