Governo do Estado recebe comunicadores para falar de ações da gestão

7/04/2022

O governador Carlos Brandão recebeu um grupo de jornalistas e comunicadores. Foto: Divulgação

O governador Carlos Brandão recebeu um grupo de jornalistas e comunicadores para dialogar sobre temas administrativos e políticos, nesta quinta-feira (7), no Palácio dos Leões. Foram recebidos os profissionais Jorge Aragão, Zeca Soares, Matias Marinho, Diego Emir, Gilberto Léda, Lourival Bogéa, Domingos Costa e Marcelo Minardi. Brandão tratou de parcerias com foco no empreendedorismo, avanço do turismo, novo secretariado e a preparação para os festejos juninos, que retornam este ano. O encontro marcou o Dia do Jornalista, comemorado hoje, e reforçou o respeito e o reconhecimento do Governo do Estado com a categoria.

Os temas debatidos no encontro trataram sobre empreendedorismo e parcerias com órgãos como Sebrae; medidas para reaquecimento do turismo; ações pelo agronegócio; os novos secretários de Governo; e planejamento para o São João. 

“Já começamos a trabalhar com empenho para realizarmos o melhor São João dos últimos tempos. A pandemia tem impedido as pessoas de celebrarem a nossa cultura popular, mas este ano, com a soma de vários esforços, será diferente”, afirmou Brandão.

O governador também destacou que fomentar a geração de emprego e renda está atrelado ao crescimento dos índices sociais. “O nosso governo é voltado para a redução das desigualdades sociais e isso passa por medidas que estimulem o empreendedorismo e a geração de emprego e renda”, pontuou Carlos Brandão.

O governador Carlos Brandão recebeu um grupo de jornalistas e comunicadores. Foto: Divulgação



Questionado sobre a relação do Governo com a Prefeitura de São Luís, Carlos Brandão afirmou que a postura é democrática e as portas estão abertas. “Nossa postura é democrática. Sou o governador do Estado e tenho a obrigação de ter uma boa relação com todos os prefeitos, independente de questões políticas. Sei do papel e da importância deles para o desenvolvimento das regiões. Estamos de portas abertas para ajudar os prefeitos a governar. Nosso lema é harmonia com autonomia”, pontuou o governador. Brandão ressaltou que já recebeu em gabinete 380 gestores municipais, entre prefeitos e vice-prefeitos.

Sobre programas de Governo que colocaram o Maranhão como um dos estados de melhor gestão no país, Brandão destacou o programa Escola Digna. A iniciativa vem sendo desenvolvida desde o início da gestão do então governador Flávio Dino e transformando vidas. O programa reconstrói, reforma, constrói e equipa escolas em todo o Maranhão. “O que mais me anima ao entrar numa Escola Digna não é apenas a condição física do prédio. A vibração de cada aluno é o nosso maior termômetro”, enfatizou.

O jornalista e radialista Zeca Soares, que coordenou entrevista ao vivo do colega Jorge Aragão, para toda a rede Mirante AM de rádio e TV por aplicativo, destacou o simbolismo do encontro. “Esse momento reservado para a imprensa na agenda do governador foi um exercício pleno da liberdade de expressão. Uma ótima oportunidade para a população conhecer mais sobre o novo governador e de levarmos informação para cada ouvinte e telespectador do Maranhão”, avaliou.

Vocação para o cultivo

Brandão falou ainda sobre potencial produtivo e lembrou que 90% da soja produzida vai para a China, mas, com o processamento deste e outros itens da produção agrícola, é possível gerar emprego e renda na regiões produtoras. “Durante a pandemia, este foi o segmento que mais sustentou o país na balança comercial e tem espaço para crescer”, frisou.

O governador pontuou ainda a viabilidade da implantação de usinas processadoras de produtos agrícolas e a promoção, por parte das gestões, de iniciativas para estimular que estes negócios cheguem ao Maranhão. Ele enumerou medidas do Governo do Estado para melhoria das estradas, ressaltando o grande impacto no setor de transporte, na maior mobilidade das pessoas e na garantia do escoamento da produção.