Rádio Timbira comemora 83 anos com programação especial

Acessar fotos
14/08/2024

Em 14 de agosto de 1941, com um pronunciamento do interventor Paulo Ramos, entrava no ar a Rádio Timbira, primeira emissora de rádio do Maranhão. Ao longo de 83 anos de história foram muitas a transformações que a fizeram chegar aos dias de hoje renovada, aliando a experiência de mais de oito décadas com as inovações da comunicação atual. Nesta quarta-feira (14), os profissionais se reuniram para comemorar o aniversário da Timbira.

Uma das mais significativas mudanças pelas quais a rádio passou nestes 83 anos foi a de seu nome. Batizada inicialmente como Rádio Difusora, a Timbira ganhou esse nome em 1944, quando os Diários Associados assinaram contrato de comodato com o Governo do Estado, que gere a emissora que atualmente integra a estrutura da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom).

Nas redes sociais o governador Carlos Brandão falou sobre a importância da emissora. “Há 83 anos, a Rádio Timbira tem sido a voz do povo do Maranhão. Parabenizo os profissionais que trabalharam ao longo de toda a história desta que é a mais antiga emissora de rádio do nosso estado e está agora nas ondas da FM. Seguimos investindo em tecnologia e programação para continuar levando cultura e informação de qualidade a todos os maranhenses”, assinalou.

Outra mudança que representa um salto na modernização e renovação da emissora é a de frequência após migrar da faixa Amplitude Modulada (AM) para Frequência Modulada (FM), integrando-se cada vez mais às novas tecnologias e às novas formas de consumo de música e informação.

O diretor-geral em exercício da Rádio Timbira, Robson Junior, destaca o novo momento da emissora no ano em que celebra seus 83 anos. “A Timbira hoje está na FM 95,5 mas ela não abre mão de ser totalmente rádio, buscando uma programação que mantém o esporte que é marca principal da emissora, da valorização da cultura maranhense e brasileira e com muita informação. O que podemos esperar para este ano é uma rádio cada vez mais próxima do ouvinte, com interatividade cada vez maior”, informou.

 

Celebração

Para celebrar os 83 anos da Rádio Timbira, a programação da emissora, nesta quarta-feira (14), foi especial. Todos os programas incluíram spots com informações e curiosidades sobre a história da rádio, além de serem colocadas no ar entrevistas, mensagens de ouvintes, artistas e esportistas parabenizando a rádio.

Durante o Timbira News, apresentado por Dani Kline e Edvaldo Oliveira, a jogadora maranhense de handebol, Ana Paula, que já representou o Brasil e o estado nas Olimpíadas, foi uma as atletas que enviou mensagem para o programa, parabenizando a rádio.

“A Rádio Timbira sempre teve uma importância muito grande para o esporte maranhense. Eu sempre vejo o meu pai todas as manhãs, desde que acorda, sintoniza na rádio. A Timbira leva informação e o esporte para aqueles lugares que a internet não consegue alcançar. Então, parabéns por esses 83 anos”, disse Ana Paula.

No programa seguinte, Cafeína 95, Aécio Macchi e Amanda Couto, receberam a cantora Maria Clara, que apresentou direto do estúdio um repertório especial com músicas de grandes cantoras brasileiras como Gal Costa e Elis Regina, alternados com grandes sucessos da música brasileira atual, apresentados pelo programa.

Durante o programa Música à la carte, Robson Junior recebeu o cantor Gabriel Melônio, que representou os diversos artistas maranhenses que já passaram pelos estúdios e tiveram seu trabalho divulgado, apoiado e valorizado pela emissora.

“É uma emoção muito grande para mim estar aqui hoje porque desde criança eu ouvia a rádio. Tinha um programa aqui chamado Postal Sonoro, que eu escutava sempre e até hoje ficou na minha mente. A Timbira é uma rádio que sempre deu atenção para a cultura popular. Por isso, eu quero parabenizar e agradecer a Timbira pelo trabalho que ela segue fazendo”, destacou Gabriel Melônio.

 

Novas gerações

Robson Junior também reuniu ao vivo no estúdio da rádio, que leva o nome do jornalista e radialista Lauro Leite, que integrou a equipe da Timbira, sendo repórter, noticiarista e diretor entre as décadas de 1960 e 1970, jovens profissionais que integram a atual equipe da emissora em diferentes funções desde a reportagem até as mídias sociais.

Cris Sousa, Vanessa Castro, Bianca Menezes, Odara Pereira, Dani Kline e Viviane Leite contaram sobre suas experiências na emissora. “Minha trajetória aqui na Timbira é muito incomum porque eu não tinha, de início, como profissional de comunicação, interesse em trabalhar em rádio. Eu nem tinha o hábito de ouvir rádio. Mas hoje em dia eu acordo e durmo ouvindo rádio, minhas amizades são com pessoas que trabalham em rádio. Então, vir trabalhar aqui na Timbira realmente foi uma transformação para mim”, contou Odara Pereira.

 

Pratas da casa

A trajetória recente de Odara Pereira é ancorada pela de profissionais da Timbira que têm décadas de radialismo. “Eu tenho 24 anos de radicalismo e quase 10 aqui na Timbira. Para mim é uma satisfação muito grande. Já vi muita gente boa passando por aqui na rádio e pude conhecer grandes profissionais com quem tive sempre um grande aprendizado. Poder comemorar mais um aniversário nesta rádio é motivo de grande satisfação pessoal e profissional”, destacou o apresentador Edvaldo Oliveira.

Já Mônica Moreira Lima falou de sua trajetória na emissora e de poder acompanhar uma fase de tantas transformações na Timbira. “Esse é um momento histórico, pois marca a transição da rádio da AM para FM, além de estarmos comemorando 83 anos.  Eu estou quase há quatro décadas fazendo rádio e dessas uma década aqui na Timbira. Iniciei fazendo um programa comunitário, passei por um programa político e agora estou com um programa de reggae. Então, é uma honra pode enfrentar os diferentes desafios que a rádio me oferece”, comentou.

Quem também tem muita história para contar é o operador de externa Welinthon Silva, que está há 50 anos na emissora. “Eu me sinto muito satisfeito em está aqui, onde participei de momentos históricos, como a inauguração da Alcoa, que a gente fez a transmissão. Outro momento marcante foi a cobertura do aniversário de 50 anos do ex-governador e ex-presidente José Sarney, que a rádio transmitiu diretamente de Pinheiro. Então, meu sentimento hoje é de gratidão e alegria por essa rádio”, contou.

 

Rádio Timbira

A primeira transmissão da Rádio Timbira entrou no ar às 21h do dia 14 de agosto de 1941, sendo um pronunciamento do interventor Paulo Ramos, que foi ouvido em mais de 60 municípios do estado. Hoje, por meio da internet e das redes sociais a rádio consegue alcançar não apenas todos os 217 municípios maranhenses como os demais estados do Brasil e até mesmo outros países do mundo.

Sucateada na década de 1990 e início dos anos 2000, a Rádio Timbira foi totalmente remodelada em 2017, ganhando novas atrações, mais conectividade com o ouvinte e maior atuação nas redes sociais, com transmissões ao vivo no site da rádio, no YouTube e em aplicativos disponíveis para IOS e Android.

Atualmente, a rádio funciona na Rua Montanha Russa, Centro de São Luís, mas já teve endereços como a Rua Grande e o prédio do antigo Banco do Estado do Maranhão, na Rua Rio Branco, ambos no centro da capital. A rádio chegou a funcionar ainda no bairro de Fátima, onde hoje funciona a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), na Rua do Correio, na Ceasa (no bairro Cohafuma), e na Avenida Beira-Mar (Centro).

Em breve a emissora ficará sediada no Edifício Cesáreo, na Avenida Senador Vitorino Freire, Centro, onde também funciona a Secom. As novas instalações da Rádio Timbira contarão com modernos estúdios de rádio e televisão, que vão permitir a produção de novos conteúdos e programas, diversificando e modernizando ainda mais a emissora mais antiga do Maranhão.