Identidade visual do Centro Estadual de Referência da Mulher Negra ‘Ana Silvia Cantanhede’ valoriza luta social e ancestralidade

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), inaugurou o Centro de Referência da Mulher Negra, espaço destinado à elaboração de políticas para as mulheres negras no estado, sendo o primeiro do tipo no Nordeste. O evento contou com a presença da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco.
O Centro de Referência da Mulher Negra tem como propósito oferecer um espaço seguro e acolhedor para mulheres negras vítimas de violência, do racismo institucional, religioso, ambiental, da xenofobia e todas as formas de intolerâncias correlatas. O espaço conta com diversos serviços essenciais para o amparo e desenvolvimento dessas mulheres, incluindo atendimento psicológico, jurídico e cursos profissionalizantes.
A identidade visual do ambiente foi elaborada pela Secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), e foi pensada para valorizar a luta social e a ancestralidade das mulheres negras do Maranhão.
“A SECOM entrou na construção da marca, da identidade visual e da parte criativa de dentro da casa. Tudo anteriormente foi discutido com o grupo de mulheres negras que estavam a frente desse projeto. Fizemos antes uma vista técnica para analisar tudo que precisava, desde as plaquinhas das salas, as sinalizações dos ambientes, a construção da marca oficial e onde íamos emprega-la. O levantamento de estudo através de diversas rodas de conversas foi essencial para estabelecer e entender as referências que as mulheres nos passaram. Acreditamos que esse reconhecimento na identidade visual possibilita que as mulheres que irão ocupar o espaço realmente se sintam representadas”, explicou Roberta Gomes, secretária adjunta de Marketing e Canais Digitais.
Confira: